27 de fevereiro de 2010

SERÁ QUE EST´FORA DO CONTROLE????????


Esquina do Medo http://extra.globo.com/geral/casodepolicia/default.asp?periodo=&palavra=esquina+do+medo
Identificado bandido da foto: um soldado da Aeronáutica
Policiais da 81ª DP (Itaipu) em colaboração com a 21ª DP (Bonsucesso), identificaram um dos criminosos que estavam na fotografia divulgada pela série do EXTRA "Esquina do Medo", na última quinta-feira, saindo da Favela do Jacarezinho de motocicletas em grupo e armados com fuzis: seria um soldado da Aeronáutica de 20 anos. A identificação do militar será encaminhada a 21ª DP (Bonsucesso), para integrar a investigação sobre o fato

RIO DE JANEIRO;Desfile de armas no Jacarezinho comprova o fracasso da política de segurança de Cabral


http://youpode.com.br/?p=31674

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81231999000100011&script=sci_arttext

A violência praticada por jovens tem, gradativamente, se transformado em um grave problema para a sociedade brasileira, especialmente nos seus centros urbanos, acompanhando uma tendência mundial de crescimento deste fenômeno. Entretanto, o nível de compreensão e a pesquisa nacional acerca dos motivos que conduzem à violência estão em defasagem com o ritmo de crescimento da incidência destes crimes. Este artigo é parte de uma pesquisa que analisou a história de vida de jovens que praticaram atos infracionais considerados graves.

Este artigo é parte de uma pesquisa que envolveu adolescentes infratores e seus irmãos não infratores, realizada nas cidades do Rio de Janeiro e Recife. O principal objetivo foi o de conhecer os motivos que levam jovens a trilhar caminhos distintos, visando à prevenção da delinqüência juvenil. Foram incluídos casos de homicídio, assalto à mão armada, lesão corporal, estupro e atentado violento ao pudor e tráfico de drogas. A técnica de história de vida foi usada em entrevistas semi-estruturadas que foram aplicadas a 61 infratores e 31 não infratores. Nelas, buscou-se conhecer a sua realidade familiar, comunitária e social. A técnica de análise de conteúdo foi utilizada nas entrevistas. Foi feita ainda uma abordagem quantitativa dos dados (estudo de concordância e de associação de variáveis) com o objetivo de identificar os fatores predisponentes à infração. No presente trabalho apresenta-se um modelo teórico explicativo da gênese da delinqüência juvenil e suas formas de prevenção; uma síntese dos achados qualitativos e quantitativos da pesquisa; e um ensaio de proposta para identificação dos fatores envolvidos na rede causal da infração cometida por adolescentes.
Palavras-chave Delinqüência Juvenil; Prevenção da Delinqüência Juvenil; Adolescente Infrator
Enfoques adotados pelas estratégias de prevenção
No Brasil, as estratégias de prevenção para a delinqüência juvenil têm sido muito pouco priorizadas. Entretanto, muito se tem discutido e debatido em diversos países. São variadas as tipologias que os pesquisadores têm traçado.
Investigando os tipos de prevenção existentes nos Estados Unidos, Spergel e Curry (1990), encontraram quatro estratégias de ação: organização comunitária: mobilizando toda a comunidade para criar uma rede de suporte para estes jovens; intervenção social: em que trabalhadores sociais atuam diretamente com os jovens em risco para a delinqüência; suprimento de oportunidades: facilitar empregos, educação e treinamento profissional aos jovens em risco; repressão: estratégias legais que visam a reforçar a segurança pública. Embora a organização comunitária tenha sido avaliada como a mais eficaz na prevenção, os autores ressaltam que a utilização conjunta de várias estratégias tem maior impacto.
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81231999000100011&script=sci_arttext


A vida familiar dos entrevistados
Constatou-se o extremo grau de fragilidade das famílias dos jovens entrevistados, pelos mais variados motivos.
Vivenciam sérias conseqüências emocionais e financeiras decorrentes: a) da separação dos pais (apenas 21% dos infratores e 32% dos irmãos e primos viviam em lares com ambos os pais); b) da ausência da mãe nos lares (além do trabalho caseiro, freqüentemente trabalham fora e não possuem nenhum recurso adequado para cuidar dessas crianças na sua ausência; com evidências de instabilidade nos cuidados ainda na infância dos entrevistados); c) do distanciamento da figura paterna, especialmente decorrente do abandono familiar e de morte; d) de freqüentes relacionamentos marcados por agressões físicas e emocionais e precário diálogo intrafamiliar.
A maioria dos entrevistados pertence à classe popular, vivendo em situação de pobreza e exclusão social. As ocupações dos componentes são em trabalho não especializado, de baixa remuneração. São famílias isoladas do amparo social construtivo e do mundo que está além da sua comunidade de baixos recursos. Têm história familiar repleta de agravos à saúde, Aids, problemas psiquiátricos, câncer, alcoolismo, dependência de drogas, seqüelas físicas de ferimento a bala, acidente vascular cerebral