21 de abril de 2010

Tiradentes, Herói ou Vilão ? Entrevista na TV .


Aos outros, a pena foi comutada em degredo, enquanto o infeliz Tiradentes foi enforcado, ... que lhe valeu a alcunha histórica como ficou conhecido: Tiradentes. ....

", nasceu em Minas Gerais em 1748. Era Alferes no Regimento de Dragões, e tinha um carácter ardente e patriota. Entrou na Conjuração Mineira, e quando esta foi descoberta, fugiu para o Rio de Janeiro, onde foi preso e condenado à morte com outros conjurados. Aos outros, a pena foi comutada em degredo, enquanto o infeliz Tiradentes foi enforcado, em 21 de Abril de 1792, no meio de escandalosos festejos. Órfão aos 11 anos, de inteligência aguda, foi educado pelo padrinho, que era cirurgião. Espírito curioso, inventivo e prático, arriscou-se em variadas empresas, em que não teve êxito. Indo para o Rio de Janeiro, exerceu as actividades de enfermeiro e de dentista, que lhe valeu a alcunha histórica como ficou conhecido: Tiradentes. Sempre que podia, aproveitava todas as ocasiões para pregar as suas ideias de liberdade, tanto no Rio de Janeiro e depois em Minas Gerais.

http://www.youtube.com/watch?v=zL0N08DzxlA

Muitas pessoas não sabem como definir esse personagem da História do Brasil. Tiradentes, teria sido um Mártir ou Herói. O seu sofrimento na forca, a aceitação da culpa, a singeleza com que beijava o crucifixo; passaram à história a figura de um mártir.

Para outros, era considerado revolucionário, evidenciado pelas críticas contundentes, projetos mirabolantes, fortunas imaginárias e, principalmente, por fazer proselitismo contra Portugal.

Com o declínio da mineração a partir de 1751, a Fazenda Real estipulou a cota de 100 arrobas, que se não atingida provocaria a "derrama", onde a população era obrigada a pagar a soma. A derrama era um trauma para a população, que sofria violências e abusos, tendo suas casas invadidas e os bens confiscados.
A notícia da realização da derrama alvoroçou os notáveis da capitania e criou condições propícias para a pregação de Tiradentes contra a Coroa.
Nessa oportunidade, elaborou-se um plano militar de tomada do poder da capitania, contando com a adesão do povo. Mas, quando o movimento articulado aproximava-se do seu desfecho, um dos inconfidentes, Joaquim Silvério dos Reis, entregou o plano de conspiração. Tiradentes foi preso no Rio de Janeiro e executado no dia 21 de abril de 1792.