12 de maio de 2010

Força Tática da Polícia Militar de São Paulo


**************************************************************************************

Governo de São Paulo afasta comandantes da PM por morte de motoboy


http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=987560

PM admite erro e afasta policiais que atiraram em carro com família
Policiais iniciaram perseguição porque acreditavam que o veículo era roubado. Homem de 33 anos foi atingido nas costas



A Polícia Militar (PM) reconheceu, na tarde desta segunda-feira (29), que os policiais que perseguiram e atiraram no carro onde estava uma família, erraram e não seguiram a conduta orientada pela corporação. Paulo Roberto Stricker, de 33 anos – que estava no veículo com a mulher dele, a filha de 16 anos e o filho de 8 meses – foi atingido nas costas. Os dois policiais envolvidos na ação foram afastados e a PM instaurou um inquérito policial para apurar o caso.
A falha da PM foi admitida em entrevista coletiva, concedida pelo comandante do Policiamento da Capital, coronel Jorge Costa Filho. “Foi uma fatalidade. Essa não é a postura recomendada pela PM. Entre deixar uma pessoa fugir e arriscar uma vida, é melhor deixar a pessoa empreender fuga”, disse o coronel. “A orientação é que, em casos como esse, os PM’s peçam reforço e depois busquem cercar o suspeito”, completa Costa.
**************************************************************************************************

http://odia.terra.com.br/portal/brasil/html/2010/5/governo_de_sao_paulo_afasta_comandantes_da_pm_por_morte_de_motoboy_80116.html
Governo de São Paulo afasta comandantes da PM por morte de motoboy



São Paulo - Por determinação do secretário da Segurança Pública de São Paulo, Antonio Ferreira Pinto, foram afastados de suas funções os comandantes do 22º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, informou a secretaria nesta segunda-feira. Será apurada a eventual omissão dos militares no caso da morte de um homem em uma abordagem policial, no sábado, na Zona Sul de São Paulo.

Foram afastados o tenente-coronel Gerson Lima de Miranda e o capitão Alexander Gomes Bento, da 3ª Companhia, à qual pertencem os quatro policiais envolvidos na morte do motoboy Alexandre Menezes dos Santos. Segundo a secretaria, os comandantes foram afastados "por revelarem, neste lamentável episódio, que não têm o comando da tropa".
**************************************************************************http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u732847.shtml