20 de maio de 2010

Grupo de extermínio é investigado na zona leste


Grupo de extermínio é investigado na zona lesteFolha de S.Paulo

A Polícia Civil de SP investiga cinco policiais militares suspeitos de integrar um grupo de extermínio em bairros da zona leste da capital. A suspeita é que eles tenham matado ao menos 11 pessoas.

Corporação não comenta o assunto
Segundo a investigação do DHPP (departamento de homicídios), o alvo do grupo seriam usuários de drogas. A hipótese dos investigadores é que as mortes tenham sido cometidas para que o grupo assuma o comando dos pontos de venda.

Um dos crimes investigados é o assassinato do ex-motoboy Roberto Marcel Ramiro dos Santos, morto com dez tiros, às 4h35, na porta de sua casa, na Vila Invernada, no dia 8 deste mês, quando completava 22 anos. Dezenove dias antes de ser assassinado, Santos e sua mãe, Janete Cristina Rodrigues, 49, haviam sido ameaçados de morte por um PM do 21º Batalhão, onde atuam os cinco policiais sob investigação.

"Na véspera do feriado de 21 de abril, o Valdez [policial militar identificado pelo DHPP como Valdez Gonçalves dos Santos, 36] pegou meu filho na porta de casa, e fui defendê-lo. O PM olhou nos meus olhos e disse: 'vou matar seu filho e depois a senhora'", contou Janete. O depoimento da mãe e de um amigo de Santos, que viu o PM Valdez dirigindo um carro da corporação antes do atentado, são a base para um pedido de prisão do policial Valdez.

O veículo da PM dirigido por Valdez era seguido por um Honda Fit prata e um Meriva preto. Numa segunda volta pela rua onde Santos foi morto, Valdez já não estava no carro da PM. Na terceira volta, apareceram apenas os carros prata e preto, de onde partiram os tiros.